Hoje, foi o dia há tanto esperado, o dia da saída as pautas dos exames. Acordei de manhã como um normal, preparei-me física e psicologicamente para aquele momento. A caminho da escola, pensei, como será que aquilo estaria e sempre com optimismo pensava pelo melhor. Ao entrar na escola, eram precisamente 09:01, e já estavam algumas das pautas afixadas. Aguardei um instante para que acabassem de afixar as restantes, até que entro e me dirijo primeiramente ás minhas notas. Física e Química 180 pontos e Biologia 160 pontos. A de Biologia ficou uns 10 pontos aquém do que esperava e a de FQA ficou uns 10 pontos a mais do que pensava. Tudo bem até agora. Começo a ver as notas seguidas e vejo que sou a melhor nota da escola a Química e a segunda melhor de Biologia, e assim concretizava mais um momento de felicidade. Depois chegou o pior momento, observei nota a nota e pessoa a pessoa e vejo que da minha turma, a Química fui a única pessoa que subi sendo que todos os outros desceram, uns 10, outros 20, 30 e 40 pontos em relação á nota da ESCOLA. E agora volto me a questionar, serei eu que tenho a nota abaixo do valor real ou serão eles todos que tem notas sobre valorizadas? E não podemos falar em casos pontuais pois esta descida ocorreu em todos os elementos de uma turma. A pergunta fica no ar.
Alexandre Silva 07/07/09
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Agora sim, percebi o que querias dizer nas mensagens. Agora pensemos, como já na escola conversámos, que ninguém concorda que os testes demonstrem o valor real do aluno. Agora pensemos, mais um bocado, nos exames... A palavra exame, por si unicamente, é stressante para muita gente. Muita gente vai para lá a querer subir a nota, ter o melhor possível, mas os nervos estragam com tudo - e é verdade, não tendo sido o meu caso.
ResponderExcluirAgora eu pergunto: Será que o valor das notas dos exames chega para tirares essas conclusões?
Olha que se calhar não... Uma coisa são 2 anos que tens a ser avaliado, 2 anos em que te esforças para em 2horas fazeres um exame com matéria dos 2 anos, da qual podes não ter estudado toda igualmente bem, ou percebido igualmente bem.
Mas pronto, são opinioões de quem ficou contente com os resultados e de quem não ficou tão contente. Estará alguma correcta? Não creio, opinar é uma coisa, dizer com certeza e precisão é outra.
Beijinho Alexandre *
Verdade, não cheguei a dizer: Parabéns miudo! :D
ResponderExcluirTens toda a razão em reclamar pois a tua nota não corresponde com o exame tudo bem, mas sabes bem que não é um exame que traça as tuas capacidades, e eu sei que as tens. Baixei é verdade, mas não acho a minha nota ao longo do ano sobrevalorizada.
ResponderExcluirAbraço